Gerenciamento de Portfolio
Estruturação da área de Gestão de Portfolio, incluindo o desenvolvimento de políticas e metodologias, definição de headcount e descrição de perfil dos cargos e suas responsabilidades.
Criação do Funil de Investimento, contendo a avaliação e priorização dos projetos com os maiores impactos para a organização de acordo com os objetivos estratégicos.
Monitoramento da saúde física e financeira dos projetos com reporte aos Órgãos de Governança competentes (Comitês e Diretoria).
Interdependência entre os projetos e programas que compõem o portfolio.
Gestão, controle e reporte do CAPEX e OPEX do portfolio.
Resolução de conflitos e elaboração de planos de ação para garantir a entrega
da estratégia da organização.
Gerenciamento de Projetos
Gerente de Projetos e PMO de projetos prioritários com gestão diária de tarefas e pendências.
Orientação e acompanhamento das definições de escopos e elaboração dos cronogramas nas ferramentas como Ms Project, Excel etc.
Auxílio na comunicação entre as áreas de negócios e de tecnologia da informação, para elaboração e validação das especificações funcionais dos projetos.
Monitoramento da execução dos projetos e reporte aos Órgãos de Governança competentes (Comitês e Diretoria).
Resolução de conflitos e elaboração de planos de ação para garantir as entregas e prazos dos projetos.
Avaliação e gestão dos riscos inerentes ao projeto.
Change Management planejamento e execução dos planos de
mudanças envolvidos nos projetos transformacionais.
Treinamento e capacitação em gerenciamento de projetos.
Gerenciamento de Processos
Estruturação da área de Gestão de Projetos (PMO), com o desenvolvimento de novos processos, políticas e metodologias, definição de headcount e descrição dos cargos e resoluções de GAPs.
Estruturação da área de Gestão de Processos, incluindo o desenvolvimento de políticas e metodologias, definição de headcount e descrição de perfil dos cargos.
Definição do modelo de documentação para formalização das diretrizes e regras de negócio da Companhia (ex: políticas, procedimentos, manuais e fluxogramas).
Elaboração da Cadeia de Valor da Companhia, mapeamento e formalização dos processos.
Revisão de processos, com a identificação de melhorias e foco no ganho de eficiência operacional.
Integração entre as áreas Processos, Projetos, Estratégia, Compliance e Auditoria.
Diagnóstico de processos AS IS, proposição de resolução de GAPs
e TO BE, com análise “de para” sobre os riscos As Is e To Be.
Planejamento Financeiro
Análise retroativa de Investimentos e Orçamentos com foco em tipo de custos (CAPEX, Extra CAPEX, Carry Over e OPEX), direcionamento do budget na composição do portfolio e tipos de retornos esperados por pilar estratégico.
Estruturação do orçamento anual de CAPEX e OPEX, de acordo com políticas e classificações contábeis.
Elaboração de fluxo de caixa do portfolio alinhado com a Cadeia de Valor da Companhia.
Execução das funções de Gestão de Riscos e Controles financeiros, contemplando a avaliação do ambiente de controles internos, com foco em mitigação de risco operacional e prevenção à fraude.
Monitoramento do andamento e replanejamentos, e reporte aos Órgãos de Governança competentes (Diretoria e Comitês).
Auditoria Interna
Estruturação de área de auditoria para atender as demandas de auditoria interna de projetos, incluindo o desenvolvimento de políticas e metodologias, definição de headcount e descrição de perfil dos cargos e suas responsabilidades.
Estruturação do Comitê de Auditoria de Projetos, estabelecendo suas alçadas e responsabilidades, periodicidade e pauta de reuniões.
Elaboração de Plano de Auditoria da carteira de projetos baseado em riscos para o negócio, projetos e/ou processos.
Execução das funções de auditoria interna de projetos, contemplando a realização de testes e definição dos planos de ação, por área, projeto e/ou carteira.
Reporte do resultado dos trabalhos aos Órgãos de Governança competentes (Diretoria, Comitês e Conselho de Administração).
Integração entre as áreas Processos, Projetos, Estratégia, Compliance e Auditoria.
Curiosidades sobre Gestão Projetos
Curiosidades interessantes que mostram a importância da Gestão de Projetos nas empresas
1. 42% das organizações NÃO entendem o valor do gerenciamento de projetos, significando desperdício de recursos, tempo e esforços. Valorizando o fracasso dos projetos, a cada US$ 1 bilhão investido nos EUA, US$ 122 milhões foram desperdiçados devido à falta de desempenho do projeto;
2. Apenas 22% das organizações utilizam softwares de Gestão de Projetos, com 77% dos projetos de alto desempenho utilizando softwares de gerenciamento de projetos, de acordo com pesquisa feita pela PWC;
3. As organizações que investem em práticas comprovadas de gerenciamento de projetos desperdiçam 28 vezes menos dinheiro porque mais de suas iniciativas estratégicas são concluídas com sucesso;
4. 57% dos projetos NÃO são concluídos dentro do orçamento e 71% NÃO são concluídos no prazo de acordo com o relatório de 2020 publicado pelo Wellington State of Project Management;
5. 53% dizem que suas organizações NÃO têm um histórico de sucesso de projetos e 60% dizem que seus projetos NÃO entregam totalmente os benefícios;
6. 65% dos gerentes de projeto NÃO ESTÃO satisfeitos com a tecnologia e a maturidade da Gestão de Projetos em suas organizações;
7. 70% dos projetos falham em entregar o que foi prometido a seus clientes, esse número é reduzido para 20% ou até menos quando o projeto tem governança de gerenciamento de projetos;
8. 52% das pessoas acreditam que sua organização NÃO gerencia projetos de forma eficaz;
9. 39% das organizações NÃO oferecem treinamento em gerenciamento de projetos;